quinta-feira, 20 de junho de 2013

O famoso Pastel da Maria

Barraca vive lotada


Provavelmente você já deve ter ouvido falar do concurso que elege o melhor pastel da cidade de São Paulo. Mais de 700 barracas de feira competem anualmente para o título hors concours.

A japonesa Kuniko Kohakura Yonaha, mas conhecida por "Maria", teve sua iguaria campeã em 2009 e foi vice ano passado.
O Pastel da Maria, expandiu das feiras para lojas próprias e agora com unidades franqueadas. Com certeza, uma expansão considerável e que não para por aí.

Visitamos a unidade da Lapa, para provar o seu famoso pastel e dando uma olhada no cardápio, a pastelaria oferece várias opções de recheios doces e salgados. A casa oferece também o famoso bolovo e alguns outros salgados fritos.



Para esta visita, fui de carne pois se eu não me engano, foi com o pastel de carne que ela foi campeã em 2009 e que é o mais vendido. O local é bem ajeitado e oferece Tv's de tela plana para entreter os consumidores enquanto o pastel não chega.



O pastel chegou alguns minutos depois acompanhado com uma vinagrete verde. De tamanho médio, o pastel chegou sequinho e o curioso da vinagrete é a consistência pastosa (provavelmente ela foi triturada no processador) mas de sabor acentuado porém saborosa.



Vamos ao que interessa, o pastel. Como mencionei, ele é de tamanho médio e deu para ver que não é tão recheado como eu esperava. A massa é saborosa mas quando cheguei ao recheio, uma surpresa. Diferente de outros pastéis que já provei em diversas barracas de feira e afins, este recheio é bem úmido e compacto. A carne bem processada, muito bem temperada com um leve toque cítrico porém pouco salgado para o meu paladar.

Comentei ao proprietário sobre este toque cítrico e o mesmo confirmou: vai raspas de limão siciliano! Que idéia genial isso!
Realmente o tempero da carne e estas raspas de limão siciliano fazem toda a diferença, combinada com a vinagrete verde (processada com cebola e salsinha para dar a cor).

TIRA-TEIMA
Carro-chefe: Pastel de carne
Preço: R$4,50
Pós: atendimento rápido e simpático. Oferece variedades de recheios e se o de carne tem o diferencial, acredito que outros recheios também como o Russo (strogonoff de carne, mussarela e batata palha).
Contra: poderia vir com mais recheio pois achei regular a quantidade. O tamanho é pouca coisa menor que o das barracas tradicionais que encontramos nas feiras.
OBS: a vinagrete verde chama a atenção.

Pastel da Maria - Lapa
Rua Afonso Sardinha, 323 - Lapa/SP - Tel: 0/xx/11/3297-7461/3297-7462







Nenhum comentário:

Postar um comentário